fbpx

ZUMBIDO

É a percepção de um som que não pode ser atribuído a uma fonte sonora externa. Ou seja, é a percepção de um som que não está sendo gerado no ambiente. Ele pode se assemelhar a sons de apito, chiado, sinos, grilos e outros.

Alguns estudos apontam que de cada cinco pessoas no mundo, uma queixa-se de zumbido. No Brasil atinge cerca de 28 milhões de pessoas. Ele pode ser contínuo ou intermitente e, além disso, sofrer alterações relacionadas a stress emocional, ingestão de determinados alimentos, pressão cardíaca, entre outros.

Segundo uma pesquisa da American Public Health Agency, o zumbido é o terceiro pior sintoma que mais causa incômodo, ficando atrás apenas de dor crônica e tontura intensas e intratáveis. Em casos mais graves o zumbido pode interferir no sono e ou na concentração, causando ansiedade ou até mesmo depressão.

Não existe uma causa específica

Ele pode estar associado a perda auditiva, infecções no ouvido, ingestão de determinados medicamentos, exposição prolongada ao ruído, entre outros. Por isso, não existe um único tratamento para o zumbido.

Muitas vezes a causa do zumbido não é identificada, ressaltando que a eficácia do tratamento depende de outros fatores desde a resposta individual do paciente, persistência, disciplina e principalmente do esforço conjunto entre os profissionais envolvidos com ele.

É necessário conhecer as particularidades de cada um, o estilo de vida pessoal e profissional, doenças associadas, alimentação e até mesmo genética influenciam o surgimento e avanço do zumbido. É preciso um diagnóstico preciso e personalizado para a escolha do tratamento mais apropriado.

No tratamento é sempre possível melhorar a relação do indivíduo com o zumbido e assim recuperar uma vida tranquila. A formação, especialização e treinamentos de nossos profissionais no estudo do zumbido faz da Reviver referência no tratamento do zumbido.

plugins premium WordPress